fbpx

‘Grande desafio para 2022 é o Telegram’, diz secretária do TSE



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cobrará o Telegram sobre mudanças em suas políticas de uso durante as eleições de 2022. O Tribunal já tem como aliado ao Whatsapp, que adotou diversas regras para o suposto combate às fake news no período eleitoral.

Segundo Aline Osorio, secretária-geral do TSE e coordenadora do Programa de Enfrentamento à Desinformação, o órgão pretende ampliar ações contra “desinformação” em 2022.

“Nós temos buscado canais, ainda não conseguimos chegar no Telegram. Atualmente a moderação de conteúdo que é feita, ou que praticamente não é feita pelo Telegram, é mais com base em preocupações de terrorismo”, afirmou à Folha de S. Paulo.

Aline disse ser prioridade que as plataformas elaborem regras de moderação de conteúdo específicas para contextos eleitorais.

A ideia, segundo a secretária, é trabalhar para que as plataformas aprofundem o quanto antes suas políticas e já se saiba no Brasil, “o que vai acontecer com perfis que aleguem, indevidamente, fraude no resultado eleitoral, que não reconheçam o resultado eleitoral ou que tenha supressão de voto”.

O assunto foi tema de comentários durante o Boletim da Manhã desta segunda-feira (14). O jornalista Allan dos Santos analisou que não poderá existir qualquer meio de comunicação em que as pessoas não sejam censuradas. “Não pode existir qualquer mídia social que dê liberdade às pessoas, é isso que eles estão falando”, afirmou.

Ainda de acordo com Allan, o que se quer proibir é a opinião que diverge de um grupo, de uma elite específica. “Essa opinião que eles querem omitir é para diminuir a amplitude do debate. Se o debate pode ir do ponto A ao ponto B em duas extremidades, eles querem que o debate vá apenas do ponto C, que está entre os dois até um dos lados. O nome disso é censura. Vindo do Estado ou não. Não é uma religião, mas eles atuam de um modo sectarista”, pontuou.

ASSISTA À ÍNTEGRA DO COMENTÁRIO:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: