fbpx

Guaidó e secretário de Estado americano discutem ‘retorno à democracia’ na Venezuela



O secretário de Estado do governo Joe Biden nos Estados Unidos, Antony Blinken, conversou na terça-feira (03) com o líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, para “retornar à democracia” no país que está sob o comando do ditador socialista, Nicolás Maduro.

A Venezuela passa há anos por uma crise com a política Bolivariana, a situação, no entanto, se agravou no governo de Hugo Chávez e teve sua continuação no governo Maduro.

Desde 2019 diversos países declararam Guaidó como presidente da Venezuela, depois de acusações de fraudes na eleição de 2018.

Os Estados Unidos, durante o mandato do ex-presidente, Donald Trump, se posicionou fortemente como uma oposição de Nicolás Maduro.

Ainda em 2019, assumindo uma prerrogativa de líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, invocou a constituição e assumiu o cargo de presidente interino de seu país.

O ato foi visto como inconstitucional pelos apoiadores do governo socialista de Maduro no mundo.

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, durante a ligação a Guaidó na terça-feira, o secretário de estado norte-americano enfatizou a importância de um retorno à democracia na Venezuela por meio de eleições livres e justas.”

Mesmo com as denúncias, Maduro continua a se manter no comando do país com o apoio de militares venezuelanos, russos, chineses e cubanos.

O porta-voz Ned Price explicou que Blinken e o opositor de Maduro conversaram sobre as necessidades humanitárias urgentes na Venezuela e que os EUA trabalharão pelo aumento da pressão multilateral por uma transição democrática e pacífica junto à União Europeia.

De acordo com a Agência Reuters, Juan Guaidó declarou em uma entrevista para um canal de TV argentino, que conversou com Blinken e o chanceler canadense, Marc Garneau, “como parte da agenda de alianças internacionais para resgatar a democracia na Venezuela”.

Com informações: Reuters.

O TERÇA LIVRE ESTÁ DE VOLTA NO YOUTUBE, SE INSCREVA:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: