fbpx

‘Guarde máscara para o Natal’, recomenda médico do governo Doria



No que depender do Governo de São Paulo, as medidas autoritárias contra a peste chinesa estão longe de acabar. Em coletiva de imprensa na quinta-feira (11), um membro do “Centro de Contingência do Coronavírus” recomendou que as pessoas guardem máscaras para o Natal.

Segundo o médico nefrologista José Osmar Medina, será necessário usar máscara até, pelo menos, o Natal deste ano.

“É importante que tenhamos consciência de que vacina não funciona como em picada de cobra, que toma de manhã e faz efeito à tarde. Demora um mês ou dois para ter feito. É possível que até Natal tenhamos que tomar cuidados. Recomendo que se guarde máscara para o Natal”, declarou.

Medina sugeriu ainda que as restrições na economia devem se arrastar por pelo menos dois ou três meses.

“Quando começamos [o Plano SP] na pandemia, predominou a fase vermelha. Passamos para a fase verde, tentando melhorar a expectativa do futuro. Mas agora enfrentamos uma fase que cabe restrições, para preservar a vida de agora. E daqui a dois ou três meses vamos retomar medidas que podem liberar mais economia”.

O nefrologista já foi coordenador do “Centro de Contingência do Coronavírus” de João Doria e recomenda ferrenhamente o uso de máscara até mesmo em casa, “quando possível”.

Ainda na lógica de Medina, o risco de contágio da praga chinesa é maior em aniversários com aglomerações do que no transporte público.

“No aniversário você tem tempo de exposição maior e tem aglomerações de pessoas com faixas etárias diferentes. E com muita informalidade. Todos conhecemos histórias de quem foi em festas e depois apareceram 3 ou 4 pessoas contagiadas. No transporte público é mais difícil definir isso, mas lá tem protocolo, tem máscara e as pessoas estão pensando no vírus”, comparou.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: