fbpx

Há ‘violações cibernéticas em todo o governo federal’, diz Departamento de Segurança Interna dos EUA



Nesta segunda-feira (14/12), o Departamento de Segurança Interna (DHS – sigla em inglês) confirmou que está ciente de “violações cibernéticas em todo o governo federal”. A confirmação vem após o Departamento de Comércio dos EUA apontar que houve uma “violação” de segurança em um de seus escritórios, no domingo (13/12).

“Podemos confirmar que houve uma violação em um de nossos escritórios”, disse um porta-voz do Departamento de Comércio. “Pedimos à CISA e ao FBI que investiguem e não podemos comentar mais no momento.”

“O Departamento de Segurança Interna está ciente das violações cibernéticas em todo o governo federal e está trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros nos setores público e privado na resposta federal”, disse Alexei Woltornist, secretário assistente do DHS para assuntos públicos.

“Como líder federal em violações cibernéticas de agências federais civis, a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura do Departamento de Segurança Interna já emitiu a Diretiva de Emergência 21-01 para o governo federal para tratar de compromissos relacionados ao SolarWinds”, concluiu Woltornist.

Algumas autoridades informaram que os hackers podem ter se infiltrado nos sistemas do governo federal através do software do servidor SolarWinds, que é usado por agências governamentais e grandes corporações.

A Cibersegurança e Agência de Segurança de Infraestrutura (CISA) do DHS alertou anteriormente  que “o comprometimento dos produtos de gerenciamento de rede Orion da SolarWinds apresenta riscos inaceitáveis ​​para a segurança das redes federais”.

O CEO da SolarWinds, Kevin Thompson, observou que havia uma possível vulnerabilidade relacionada às atualizações no início deste ano em seu software Orion. A empresa acrescentou que está trabalhando com agências policiais federais e com a comunidade de inteligência dos Estados Unidos.

“Acreditamos que esta vulnerabilidade seja o resultado de um ataque altamente sofisticado, direcionado e manual à cadeia de suprimentos por um estado-nação”, disse Thompson.

A Dominion Voting Systems, que também está sendo alvo de investigações, também parece usar o software SolarWinds.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: