fbpx

Hasbro desmente fake news endossada por G1 sobre ‘Mr. Potato’ passar a ter gênero neutro



A Hasbro garantiu aos fãs nesta quinta-feira (25) que o clássico brinquedo “Mr. Potato Head” não passará a ter gênero neutro, diferente do que foi divulgado no Brasil pelo G1.

A repercussão errônea teve início na imprensa internacional, que causou um alvoroço anunciando que o brinquedo passaria a ter gênero neutro. O G1, sem verificar, endossou a notícia falsa e a trouxe para o cenário brasileiro sem antes checar a veracidade.

Conforme explicou o New York Post, a mudança na verdade está relacionada apenas à marca e não ao brinquedo em si, diferente do que noticiou o portal de notícias da Globo: “Brinquedo ‘Mr. Potato Head’ vai passar a ter gênero neutro, anuncia fabricante”

Tudo começou na manhã de quinta-feira nas redes sociais quando a Hasbro disse que deixaria de usar “Sr.” e “Sra.” no nome da marca como parte de um “esforço para inclusão de gênero”.

A clássica empresa de brinquedos militará, na verdade, apenas no nome de sua marca, que passará a ser apenas “Cabeça de Batata”. A fabricante Hasbro garantiu que não extinguirá os amados personagens, Sr. e Sra. Potato Head ainda existirão, com nomes e tudo.

Mais tarde, no mesmo dia — depois que o alvoroço e a má compreensão de texto atingiram tanto a imprensa internacional quanto o G1 e os demais sites que reproduziram a notícia logo em seguida — a Hasbro foi ao Twitter explicar que “O Sr. e a Sra. Cabeça de Batata não vão a lugar nenhum e continuarão sendo o Sr. a Sra. Cabeça de Batata”.

“Embora tenha sido anunciado hoje que a marca e o logotipo POTATO HEAD estão deixando de lado o ‘MR.’ Tenho orgulho de confirmar que o Sr. & Sra. CABEÇA DE BATATA não vão a lugar nenhum e continuarão sendo o Sr. a Sra. Cabeça de Batata”, publicou a marca.

Sem deixar a militância de lado, a empresa também anunciou que lançará um “Kit família Potato Head” que permitirá que as crianças “criem todos os tipos de famílias”.

Vários fabricantes de brinquedos atualizaram recentemente suas marcas para a agradar a militância, incluindo a Barbie, que mudou sua imagem de loira e fez uma reforma para incluir mais tons de pele e formas corporais.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: