INAD publica nota de repúdio a Felipe Santa Cruz

Felipe Santa Cruz

O Instituto Nacional de Advocacia (INAD) publicou na tarde desta terça-feira (12), uma nota de repúdio à declaração de Felipe Santa Cruz, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Santa Cruz declarou que pretende protocolar um pedido de impeachment do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em nome do Conselho Federal da OAB.

A nota assinada pelo diretor, Pierre Lourenço, e pelo presidente, Rodrigo Marins, aponta que a declaração de Felipe teria efeito durante o “estado de calamidade pública e pandemia que assola nossa sociedade“.

É de se estranhar esta sanha da cúpula da Ordem em querer tratar de assuntos de cunho meramente políticos quando ignora problemas afetos a classe dos Advogados, como o pedido de anistia e/ou redução da anuidade dos Advogados requerido pelo INAD, em março de 2020, mas que infelizmente não foi atendido pela diretoria da OAB.“, aponta a nota.

NOTA DE REPÚDIO

O Instituto Nacional de Advocacia – INAD, associação que atua em prol dos Advogados associados e dos interesses difusos da sociedade, no cumprimento de seu dever institucional, vem, através desta nota repudiar veementemente a declaração do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, que afirmou pretender protocolar um pedido de impeachment do Presidente da República em nome do Conselho Federal da OAB, isto durante o estado de calamidade pública e pandemia que assola nossa sociedade.

Independentemente de posições políticas, é certo que um pedido de impeachment do Presidente da República iria desestabilizar mais ainda o país que vem sofrendo não só com a crise financeira, mas também com a crise pandêmica. Um país do tamanho do Brasil que possui uma população de 210 milhões de pessoas, cuja maioria ainda não contraiu o Coronavírus, pelo que podemos presumir que a pandemia perdurará por muito tempo.

Salienta-se que não foi apresentado nenhum motivo que justifique o impeachment do Presidente da República, muito menos um motivo forte o suficiente que justifique esta ação constitucional na atual conjuntura nacional.

Lamentavelmente parece que o presidente nacional da OAB está apenas cumprindo as palavras de José Dirceu, um dos líderes do PT condenado na Ação do Mensalão que, em novembro de 2019, afirmou querer aparelhar a OAB certamente para utilizá-la como instrumento político do PT.

Diante de nosso compromisso institucional de promover o bem, a sociedade e a classe dos Advogados, as centenas de Advogados associados manifestam-se contra a utilização da OAB para fins político-partidários e repudiamos o pedido de impeachment do Presidente Bolsonaro.

República Federativa do Brasil, 12 de janeiro de 2021.

RODRIGO SALGADO MARINS

PIERRE LOURENÇO

Diretor Jurídico

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...