fbpx

Índia vai enviar doses de vacina contra Covid-19 para Brasil nesta sexta-feira



O governo da Índia liberou nesta quinta-feira (21) as exportações comerciais de vacinas contra a Covid-19.

As primeiras remessas serão enviadas amanhã (22) para o Brasil e Marrocos, segundo disse o secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, à Agência Reuters.

Em seu perfil no Twitter, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, publicou a notícia e parabenizou o trabalho do Ministro das Relações Exteriores do Brasil junto ao Itamaraty.

“Meus cumprimentos ao @ItamaratyGovBr , @ernestofaraujo e servidores pelo trabalho realizado”, disse.

As vacinas, são desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, e estão sendo fabricadas no Instituto Serum da Índia.

O governo indiano havia suspendido a exportação das doses até iniciar o programa de imunização do próprio país, o que adiou  primeira viagem de uma missão brasileira, coordenada pelo Ministério da Saúde, que traria para o Brasil cerca dois milhões de doses da vacina.

“O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita”, declarou o secretário de Relações Exteriores da Índia.

O Ministro Ernesto Araújo comemorou a notícia em seu perfil no Twitter e agradeceu também o trabalho do Ministro das Relações Exteriores da Índia, Dr. S. Jaibarense.

“O governo da Índia colocou o Brasil na mais alta prioridade: somos um dos dois primeiros países a receber vacinas contra Covid compradas na Índia (ontem a Índia fez doação a 2 países)”, disse Araújo.

Apesar das críticas da oposição ao governo Bolsonaro, na última segunda-feira (18) o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou que os problemas em relação à vinda das vacinas da India seriam solucionados “nesta semana”, o que foi cumprido.

Um dos críticos, o deputado Rodrigo Maia, ainda não se manifestou sobre a vinda das vacinas.

Com informações: Agência Brasil.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: