O governo da Índia liberou nesta quinta-feira (21) as exportações comerciais de vacinas contra a Covid-19.
As primeiras remessas serão enviadas amanhã (22) para o Brasil e Marrocos, segundo disse o secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, à Agência Reuters.
Em seu perfil no Twitter, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, publicou a notícia e parabenizou o trabalho do Ministro das Relações Exteriores do Brasil junto ao Itamaraty.
“Meus cumprimentos ao @ItamaratyGovBr , @ernestofaraujo e servidores pelo trabalho realizado”, disse.
As vacinas, são desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, e estão sendo fabricadas no Instituto Serum da Índia.
O governo indiano havia suspendido a exportação das doses até iniciar o programa de imunização do próprio país, o que adiou primeira viagem de uma missão brasileira, coordenada pelo Ministério da Saúde, que traria para o Brasil cerca dois milhões de doses da vacina.
“O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita”, declarou o secretário de Relações Exteriores da Índia.
O Ministro Ernesto Araújo comemorou a notícia em seu perfil no Twitter e agradeceu também o trabalho do Ministro das Relações Exteriores da Índia, Dr. S. Jaibarense.
“O governo da Índia colocou o Brasil na mais alta prioridade: somos um dos dois primeiros países a receber vacinas contra Covid compradas na Índia (ontem a Índia fez doação a 2 países)”, disse Araújo.
Apesar das críticas da oposição ao governo Bolsonaro, na última segunda-feira (18) o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou que os problemas em relação à vinda das vacinas da India seriam solucionados “nesta semana”, o que foi cumprido.
Um dos críticos, o deputado Rodrigo Maia, ainda não se manifestou sobre a vinda das vacinas.
Com informações: Agência Brasil.
– NOVA DÉLHI, 21 Jan/Reuters/por Sanjeev Miglani – O governo da Índia liberou as exportações de vacinas contra a Covid-19, e as primeiras remessas serão enviadas nessa sexta-feira para o Brasil e Marrocos, disse o secretário de Relações Exteriores da Índia. pic.twitter.com/LEoVphbwuj
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 21, 2021
Muito obrigado, Presidente @jairbolsonaro
O governo da Índia colocou o Brasil na mais alta prioridade: somos um dos dois primeiros países a receber vacinas contra Covid compradas na Índia (ontem a Índia fez doação a 2 países).
Agradeço em especial ao Chanceler @DrSJaishankar
🇧🇷🇮🇳 https://t.co/2QzICY1Bmy— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) January 21, 2021
– Meus cumprimentos ao @ItamaratyGovBr @ernestofaraujo e servidores pelo trabalho realizado.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 21, 2021
Comente