fbpx

Inocentado, Trump vence o impeachment pela 2a vez



Acusado de “incitação à insurreição” no Senado, o ex-presidente americano Donald Trump foi absolvido neste sábado (13) no segundo processo de impeachment que enfrentou.

A vitória não é novidade pois exigia um mínimo de dois terços do aval da Casa Legislativa e apenas 7 republicanos se voltaram contra o ex-mandatário. Foram 57 votos a favor da condenação e 43 contra. Para o impeachment passar eram necessários 67 dos 100 votos do Senado.

A divisão do Senado hoje é meio a meio: cinquenta republicanos e cinquenta democratas.

Se Trump perdesse, seria impedido de concorrer às próximas eleições presidenciais.

Agora, ele pode voltar a disputar o posto em 2024.

Dois feitos inéditos ficam registrados no nome de Trump: é o primeiro presidente a ser alvo de impeachment duas vezes e o primeiro julgado depois de deixar a Casa Branca.

Em fevereiro de 2020 ele foi alvo de impeachment pela primeira vez, a acusação era abuso de poder e obstrução no Congresso. Ele foi inocentado por 52 votos no primeiro e por 53 no segundo.

A vitória de Trump também é uma vitória do Terça Livre. Ao publicar um vídeo do discurso de Trump, após o presidente dos EUA ter sua conta banida do Twitter, o Youtube acusou o Terça Livre de estar propagando “organizações criminosas”. Esse foi um dos três avisos que retiraram os canais do ar.

Agora com Trump inocentado pelo Senado americano de ter incitado a invasão do Capitólio, o mínimo que se espera é que o Youtube se retrate e retire o aviso contra o Terça Livre. Ou será que o tribunal do Youtube é uma instância superior ao próprio Senado americano?

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: