fbpx

Inquérito que investiga monopólio da Globo nos esportes é prorrogado



O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), nesta quinta-feira (20), decidiu prorrogar por mais dois meses o inquérito que investiga o possível monopólio da Rede Globo em relação aos direitos de transmissão nos esportes.

O CADE decidiu por aceitar o pedido de prorrogação com base em uma nota técnica, na qual aponta ainda ser necessário que a emissora explique pontos dos contratos de transmissão, principalmente no futebol nacional. Uma decisão provavelmente será anunciada em julho, dado que esta é a última prorrogação que o Conselho pode fazer.

Atualmente, a Rede Globo possui os direitos de transmissão do “Brasileirão” até 2024 e da “Copa do Brasil” até 2022. O processo contra a emissora foi aberto ainda em 2020, após uma denúncia feita por um clube de futebol que não teve o nome revelado.

“Isso é uma questão antiga na televisão brasileira. Eu penso que, pelo menos para o cidadão comum, ao olhar de fora, parece muito configurar um tipo de monopólio o que a Globo faz. E agora temos uma nota técnica, ou seja, corroborando essa sensação que você tem sobre uma prática de monopólio da Globo”, apontou o jornalista Max Cardosos, durante o Boletim da Manhã de sexta-feira (21).

“Isso é inevitável”, completou o analista político Italo Lorenzon. “Porque os clubes já tiveram o gosto da liberdade e perceberam que é bom. Eles não esquecerão disso. A Globo pode tentar, mas essa bola não irá baixar e logo a Globo vai perder o seu monopólio”, concluiu.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: