fbpx

Irregularidade no processo eleitoral do RJ



Nessa quarta-feira (18/11), durante o Boletim da Noite no canal Terça Livre TV, o candidato a vereador Alan Lopes apresentou uma possível irregularidade de fraude no processo eleitoral do estado do Rio de Janeiro. Por causa disso, o deputado trava uma batalha contra o TRE para buscar uma recontagem de votos, através dos boletins de cada zona eleitoral.

“Para começar eu gostaria de dizer que o Código Eleitoral brasileiro, no Artigo 158, diz ser prerrogativa do TRE fazer a divulgação dos dados. Então, aquilo que o Barroso está fazendo de transferir toda a responsabilidade e centralizar no TSE já é uma violação”, comentou o deputado.

No Rio de Janeiro foi identificado irregularidades na apuração de votos de alguns candidatos, a partir disso, resolveu iniciar-se uma investigação.

Durante o processo, “tiveram, por exemplo, candidatos a deputado que em 2018 tiveram 20 mil no total, e só na capital um desses candidatos teve algo em torno de 600 votos, e agora, nessas eleições, ele teve 1300 votos. Então, ele achou estranho e outras pessoas também acharam muito estranho. E todos começaram a se questionar”, comentou Lopes.

“Eu fui até o TRE, por ter achado estranho, e comecei a pedir o boletim de urna, mas isso me foi negado, o juiz eleitoral não quis ceder”, disse o deputado. Diante desse fato, ele resolveu chamar a polícia, então foi quando permitiram a entrada do deputado no TRE.

Por fim, o candidato Alan Lopes afirmou que alguns candidatos que identificaram irregularidade no processo se reuniram no dia de ontem (18/11) para averiguar o fato junto ao TRE. Dentre essas irregularidades, foi visto que a divulgação dos dados do TSE está diferente dos boletins de apuração dos TREs.

“Além disso, tem um candidato que já brigou, ele foi um dos que fizeram queixa-crime na Polícia Federal. Quando as urnas abriram, com 7% ele tinha 2889 votos. Com 100% da apuração, ele caiu para 2135 votos”, finalizou Alan Lopes

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...