fbpx
GoogleMaps

Japão cobra resposta da Europa sobre expansão militar chinesa



 

O Japão questionou os representantes Europa sobre a expansão militar chinesa. Em entrevista ao jornal The Guardian, Nobuo Kishi, o ministro da Defesa do país, disse que a China se tornou muito poderosa nas áreas política, militar e econômica e está “tentando usar seu poder para mudar unilateralmente o status quo nos mares do leste e do sul da China”.

Na mesma entrevista, Kishi expressou preocupação não só com seu país e territórios próximos, mas colocou o país comunista como um perigo a nível global. Segundo a guarda costeira do Japão, a China tem aumentado consideravelmente incursões de navios em áreas disputadas desde 2012, informou o The Guardian.

“A China está fortalecendo seu poderio militar em termos de quantidade e qualidade e melhorando rapidamente sua capacidade operacional”, disse o Ministro.

De acordo com o periódico, a preocupação do japonês é um sinal da crescente vigilância sobre os movimentos da ditadura comunista que tem avançado com força sobre regiões disputadas, como o Mares Meridional e Oriental, a Índia e com relação à Taiwan.

O Ministro da Defesa informou que o Parlamento Europeu, o Reino Unido, França, a Alemanha e  a Holanda, têm disposição e interesse em apoiar um Indo-Pacífico livre e aberto”. No entanto, consideram importante que “muitos países se manifestem sobre a situação, e isso por si só se tornará um impedimento”.

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, membro do Movimento Conservador, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e jornalista do portal Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: