fbpx

Joe Biden diz que Cuba é um ‘estado falido’



 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu na última quinta-feira (15) que o governo comunista cubano é um “estado falido” que está “reprimindo” seus cidadãos.

“O comunismo é um sistema falido – um sistema falido universalmente. E não vejo o socialismo como um substituto muito útil, mas isso é outra história”, disse Biden durante uma entrevista coletiva com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Conforme noticiou o site Político, Biden também informou que os Estados Unidos estão considerando muitas possibilidades para ajudar os cidadãos cubanos, enquanto tentam imaginar ações das quais o regime comunista cubano não se aproveitaria.

Este é o primeiro comentário mais claro já feito pelo presidente dos Estados Unidos em apoio aos cubanos que se manifestaram contra o regime liderado por Miguel Diaz-Canel, sucessor de Fidel e Raúl Castro.

Depois da declaração do Governo Biden, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, respondeu aos Estados Unidos. 

“Um Estado falido é aquele que, para satisfazer uma minoria reacionária e chantagista, é capaz de causar danos a 11 milhões de humanos”, escreveu Díaz-Canel no Twitter.

O chefe do Partido Comunista de Cuba também declarou que caso Biden queira ajudar o povo cubano, ele deveria revogar sanções impostas pelo ex-presidente Donald Trump.

O jornalista Allan dos Santos, durante o Boletim da Noite de sexta-feira (18), criticou as ações do ditador Miguel Diaz-Canel e destacou o grito por “liberdade” do povo cubano.

“Ainda não é crime gritar por liberdade no Brasil e aqui nos EUA. Por mais que tenhamos coisas a querer melhorar o nosso país, nós ainda podemos ir às ruas para gritar por liberdade”, ressaltou o jornalista, chamando atenção para a importância de se informar para não cair em um regime comunista.

O jornalista também apontou como “estratégia” o pronunciamento do presidente Joe Biden. “Estratégia para deslocar o problema que está caindo sobre ele cada vez mais. Ele hoje é um presidente do Partido Democrata, que tem sido ocupado cada vez mais por comunistas que não escondem mais nada, e ele precisa deslocar-se dessa imagem dessas pessoas que dominaram o partido”, afirmou.

Assista aos comentários da notícia

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: