fbpx

Juíza obriga DF a retomar lockdown, governador diz que irá recorrer



A juíza federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, da 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, determinou na noite de ontem (30) que o Distrito Federal seja obrigado a retomar o lockdown de 24h a partir de amanhã, dia 1º de abril.

Sem levar em conta a falta de eficácia das medidas de isolamento, a juíza quer obrigar os cidadãos de Brasília a ficarem em casa enquanto perdem o direito de trabalhar, previsto na Constituição Federal (CF).

De acordo com a limitar, o DF deverá permanecer com as atividades comerciais suspensas até que o número de ocupação dos leitos de UTI em hospitais fiquem entre 80% e 85% e que a “fila de espera” tenha menos de 100 pessoas.

O governo do DF havia suspendido o último lockdown autoritário na última segunda-feira (29).

“O colapso do sistema de saúde público e privado no DF é demonstrado, ainda, por medidas radicais, como o fechamento do pronto-socorro do Hospital Sírio Libanês, que, na sua unidade de Brasília, também adiou cirurgias eletivas e alguns exames invasivos. A suspensão dos serviços, conforme noticiado pela imprensa, valerá por até 15 dias e é motivada pela alta demanda de pacientes graves de Covid-19″, assinalou a juíza federal.

Apesar da determinação da juíza, o governador Ibaneis Rocha declarou ao jornal Metrópoles que irá recorrer da decisão.

Esta não é a primeira ação da juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira contra os trabalhadores do DF. No último dia 11 de março ela havia pedido que o Governo do DF determinasse medidas ainda mais rígidas, inclusive o fechamento das igrejas, conforme o Terça Livre noticiou.

Segundo o jornal O Globo, a decisão dessa terça-feira foi em resposta a ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU) contra a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), a União, o Distrito Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Com informações: Metrópoles.

ASSISTA AOS COMENTÁRIOS DESSA NOTÍCIA NO BOLETIM DA MANHÃ DESSA QUARTA-FEIRA (31):

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: