fbpx

Kim Jong Un disse ao presidente Donald Trump que matou seu próprio tio, afirma o novo livro de Bob Woodward



De acordo com uma notícia do jornal Daily Caller, o novo livro do jornalista Bob Woodward diz que Kim Jong Un “conta” ao presidente Donald Trump tudo, incluindo como ele matou seu próprio tio para assegurar o poder, de acordo com trechos postados pelo The Washington Post.

Kim Jong Un “me conta tudo”, Trump supostamente disse a Woodward em uma das 18 ligações registradas entre os dois, por WaPo. Outros detalhes e citações de Trump no livro resultam de conversas de “fundo profundo” com pessoas próximas a Trump, relacionado a trabalho de sucesso político.

Trump teria dito a Woodward que a CIA “não tem ideia” sobre como mitigar a ameaça norte-coreana, e Kim Jong Un pensava que o ex-presidente Barack Obama era “um idiota”.

“Eu conheci. Grande coisa, porra “, disse Trump a Woodward, de acordo com o The Washington Post.” Levou-me dois dias. Eu conheci. Eu  não abri mão de de nada. ”

Woodward também rastreou cartas trocadas entre Trump e Kim, apesar do fato de Trump se recusar a compartilhar as cartas em primeiro lugar, conforme relatado pelo The Washington Post. “São tão secretos”, disse o presidente a Woodward.

Woodward escreve que a carta de Kim Jong Un para Trump estava repleta de linguagem extravagante, dizendo que uma das cartas dizia que Kim escreveu sobre seus desejos de “outro encontro histórico entre mim e Vossa Excelência, reminiscente de uma cena de um filme de fantasia.”

“Sinto-me satisfeito por ter estabelecido bons laços com um estadista tão poderoso e proeminente como Vossa Excelência”, Kim teria escrito em outro momento, segundo The Washington Post.

Em uma carta diferente, Kim Jong Un relembrou sobre o encontro com Trump. “Quando eu segurei firmemente a mão de Vossa Excelência no belo e sagrado local enquanto o mundo inteiro assistia com grande interesse e esperança de reviver a honra daquele dia.”

W0odward diz que Trump gostou do fato de Kim chamá-lo de “Vossa Excelência”. Em um ponto, Trump até brincou publicamente com como os dois líderes “se apaixonaram”.

Relatando a reunião de 2018 em Cingapura, Trump disse a Woodward que estava pensando, “puta merda”, e pensou que o líder autoritário estava “muito além de inteligente”, de acordo com o The Washington Post.

Woodward diz que Trump enviou a Kim uma cópia do New York Times com os dois líderes na primeira página, de acordo com o The Washington Post. “Presidente, ótima foto sua, grande momento”, Trump supostamente escreveu no papel com marcador.

“É engraçado os relacionamentos que tenho, quanto mais difíceis e cruéis, melhor me dou bem com eles”, disse ele a Woodward. “Você sabe? Explique isso para mim algum dia, ok? ” Trump teria contado a Woodward sobre seu relacionamento com líderes autoritários de todo o mundo.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...