fbpx

Ministro Lewandowski será relator de ação que quer barrar senador Renan na ‘CPI da Covid’

ricardo lewandowski 3


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, foi escolhido nesta quarta-feira (28) para ser relator da ação que visa a barrar a participação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) na CPI da Covid.

Na última terça-feira (27), o parlamentar foi escolhido para assumir o posto de relator na Comissão. A decisão ocorreu após diversas reviravoltas, como a anulação de uma decisão judicial que suspendia o nome do parlamentar para a relatoria e ainda a declaração do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dizendo, antes de ter sido cassada, que não cumpriria a decisão judicial.

Por meio da ação apresentada pelos senadores Jorginho Mello (PL-SC), Marcos Rogério (DEM-RO) e Eduardo Girão (Podemos-CE), pretende-se que o STF impeça a participação de qualquer parlamentar que tenha relação de parentesco até terceiro grau com “possíveis investigados” na CPI.

Além de Renan, os senadores também apontam Jader Barbalho (MDB-PA), que é um dos suplentes e pai do governador do Pará, Helder Barbalho.

“Eu acho que os senadores que entraram com a ação junto ao Supremo estão corretíssimos”, declarou o deputado federal Éder Mauro, durante o Boletim da Noite. “Eu acho que fere amplamente o princípio da moralidade e da imparcialidade. […] Isso aí, no mundo jurídico, é um princípio básico. Não se pode aceitar que o pai vá investigar o filho. Eu até brinquei: é como colocar o ladrão de galinha dentro do galinheiro”, completou.

“Segundo o relatório da Polícia Federal e do próprio ministro Falcão, mostram que foi introduzido uma organização criminosa através do governo Barbalho. Ele é mostrado como líder dessa organização. Como eu posso aceitar então que o senador Jader Barbalho investigue o seu próprio filho Helder Barbalho?”, questionou.

“A PF deixou claro que ele atuava como líder de organização criminosa dentro do Estado. Mais de um bilhão e trezentos milhões estão desaparecidos do governo federal que foi mandado para o nosso Estado. […] Por isso, é uma questão de justiça, uma questão moral que ele seja afastado imediatamente”, disse Éder Mauro, fazendo referência ao pai do governador do estado do Pará, Helder Barbalho.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: