fbpx
Lula

Lula teme que impeachment de Bolsonaro tumultue eleições de 2022



 

Os partidos de oposição apresentaram nessa quarta-feira (30) o “superpedido de impeachment” contra o presidente Jair Bolsonaro. O pedido é articulado pelo PT em união com deputados de outros partidos de esquerda – PCdoB, PSB, PDT, PSOL, Cidadania, Rede, PCO, UP, PSTU e PCB.

Entre os nomes que assinaram o pedido estão os deputados paulistas Alexandre Frota, do PSDB e Joice Hasselmann, do PSL.

No entanto, conforme o site Bastidor, o ex-presidente e líder do PT Luiz Inácio Lula da Silva se posiciona de forma cautelosa sobre o pedido, alegando temer que o impeachment acabe tumultuando as eleições de 2022.

Além disso, Lula estaria aconselhado seus aliados a manter o impeachment apenas no discurso, evitando uma possível reação de Bolsonaro.

Lula foi taxativo ao dizer que as eleições do próximo ano são mais importantes que o impeachment.

Outro risco da tentativa de retirar Bolsonaro, segundo Lula, é dar poder ao vice-presidente, general Hamilton Mourão, considerado mais influente entre os militares.

Na viagem que fará ao Nordeste em julho, vai repetir seus avisos. Para o ex-presidente, o PT deve compor alianças competitivas com aliados, mesmo que tenha de desistir da cabeça de chapa. 

De qualquer forma, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já deixou claro que não tem intenção de pautar pedidos de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, por falta de acusações mais robustas.

O analista político Italo Lorenzon, durante o Boletim da Manhã de quarta-feira (30), reconheceu que a preocupação de Lula perante ao impeachment é legítima.

“Se tem uma coisa que inflama o apoio popular ao Bolsonaro é aquela sensação de urgência de que ‘estão roubando o país’ ou ‘estão tomando o país da gente’, e o processo de impeachment seria, nesse sentido, muito positivo para o Bolsonaro”, analisou Lorenzon.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: