fbpx

Maduro apoia proposta para criação de um órgão paralelo à OEA



 

O ditador venezuelano Nicolás Maduro manifestou na última sexta-feira (30) seu apoio à proposta do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador de criar um órgão paralelo à Organização dos Estados Americanos, a OEA.

López Obrador propôs a constituição de “uma organização que não seja lacaio de ninguém”. A proposta também já foi apoiada pelo presidente argentino Alberto Fernández. 

Durante um evento da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos na semana passada, o presidente mexicano solicitou a substituição da OEA por um bloco semelhante à União Europeia, porém na América Latina, propondo um novo modelo de integração para a região.

O chanceler da ditadura chavista da Venezuela, Jorge Arreaza, lembrou que a proposta já havia sido dada por Hugo Chávez no processo de formação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos em 2009.

O analista político Italo Lorenzon, durante o Radar da Mídia de segunda-feira (2), criticou o posicionamento da esquerda na América Latina para criar um novo bloco.

“Essa história de reincorporação dos países latino-americanos já tem um nome, chamado Pátria Grande, algo que o Foro de São Paulo já fala desde sempre”, apontou Lorenzon.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: