fbpx

Mãe de Ciro Nogueira pode assumir mandato no Senado

Divulgação/Assessoria


 

Após o senador Ciro Nogueira (PP-PI) confirmar nessa terça-feira (27) sua ida para a Casa Civil, quem assume a cadeira no Senado Federal é a primeira suplente, Eliane Nogueira, também do PP. Eliane é mãe do parlamentar. 

“Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente Jair Bolsonaro. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita”, escreveu Ciro Nogueira no Twitter.

Assumindo a cadeira no Senado, este seria o primeiro mandato político de Eliane e Silva Nogueira Lima. Empresária, ela compôs a chapa de Ciro Nogueira, eleita em 2018. 

Além de deixar a vaga no senado, Ciro Nogueira, que faz parte da lista de membros titulares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, deve ser substituído por um outro parlamentar e não por sua mãe, dado que a CPI é formada conforme a indicação dos blocos parlamentares do Senado.

Enquanto a líder do Bloco Parlamentar, a senadora Mailza Gomes (PP-AC), não indicar um novo nome, os senadores Jader Barbalho (MDB-PA) e Luis Carlos Heinze (PP-RS), suplentes do bloco, devem substituir o parlamentar nas reuniões.

A presença de Barbalho como suplente da CPI, no entanto, já foi fortemente criticada, visto que o senador é pai do governador de seu estado, Helder Barbalho, que, por sua vez, é investigado por corrupção praticada durante a pandemia.

O analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Noite de terça-feira (27), destacou que, de fato, não há impedimento jurídico para a mãe do parlamentar assumir cadeira, porém seria importante uma revisão dessa diretriz.

“Acredito que cabe, sim, uma revisão dessa legislação. A política não pode se perpetuar por questões hereditárias e nem por sobrenomes mais ou menos próximos de quem quer que seja”, pontuou o analista político.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: