fbpx

Maia fez mais de 800 voo com a FAB, denuncia jornal



O jornal Diário do Poder noticiou no último dia 18 de janeiro que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, fez mais de 800 voos com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

O vice-presidente da República, os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros de Estado, os comandantes das Forças Armadas e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas podem requerer voos da FAB. Em tese, o direito seria usado para compromissos oficiais dos cargos.

O portal Gazeta do Povo também denunciou no ano passado que nos dois anos anteriores Maia chegou a gastar cerca de 6,2 milhões em 364 deslocamentos, tudo vindo do dinheiro público que mantém a garantia dos voos.

Em 2018 o Terça Livre noticiou que Rodrigo Maia chegou a usar um avião da FAB para ir a uma reunião com Ciro Gomes (PDT).

Somente no período de 1º de dezembro a 1º de fevereiro, Maia fez mais de 30 voos com a frota, lembrando que em grande parte desse tempo a Câmara esteve em recesso, segundo o portal da própria Força Aérea.

Comparando o mesmo período em 2015 e 2016, durante o mandato do ex-deputado Eduardo Cunha como presidente da Câmara, o número de voos se somou somente 12, vinte e uma a menos que as viagens de Rodrigo Maia.

Ainda segundo o Diário do Poder, Maia fez cento e quarenta voos com jatinhos da FAB em 2020, mesmo durante a ‘pandemia’ da Covid-19.

No dia 06 de março de 2020 o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, publicou um decreto no Diário Oficial da União que disciplinava o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) por autoridades.

As solicitações de transporte poderiam, pelo decreto, ser feitas por motivo de emergência médica, segurança e viagem a serviço, nessa ordem de prioridade.

Leia o decreto de Bolsonaro na íntegra. 

Veja os comentários dessa notícia no Boletim da Manhã desta terça-feira (02):

Sobre o Colunista

Bruna Lima

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Já era o caso, há tempos, investigação sobre isso. Isso não é normal. Se investigar esse “uso” dos aviões da FAB, quem sabe… uma possibilidade para descobrir outras coisas… pelos números, isso pode insinuar “fazendo mula” com os aviões… sem revista pessoal e de bagagens… esquemas… etc.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: