fbpx

Maia indica relator para pedido do deputado Vitor Hugo, que contesta a decisão da cúpula do PSL



O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicou nesta terça-feira (12) o deputado Mário Heringer (PDT-MG) para relatar o pedido do deputado Vitor Hugo (PSL-GO), que contesta a decisão da cúpula do Partido Social Liberal (PSL) de suspender os 32 deputados que assinaram apoio ao deputado Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Casa.

Na semana passada, 32 deputados assinaram uma lista de apoio a Arthur Lira. A coordenação para a assinatura foi do deputado Major Vitor Hugo.

Já nesta terça, após uma reunião em Brasília, a Executiva Nacional do PSL decidiu levar também os nomes de 20 deputados da sigla para o Conselho de Ética interno, o que pode resultar em uma expulsão coletiva.

O partido já declarou apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

Maia explicou que vetou o parecer do procurador da Câmara, deputado Luis Tibé (Avante-MG), favorável aos dissidentes do partido.

No parecer da Procuradoria Parlamentar da Câmara, Luiz Tibé entendeu que os efeitos da suspensão partidária não se aplicariam a proibição dos deputados de participarem da lista de composição de blocos partidários.

Segundo Maia, o procurador não tem atribuição para elaborar parecer que não tenha sido pedido pela presidência.

O presidente declarou ainda que, mesmo tendo inadmitido o parecer do procurador, a Mesa vai analisar o pedido de Vitor Hugo. Para ele, o assunto permite a abertura de uma discussão sobre a democratização das cúpulas partidárias.

Maia afirmou que a Lei dos Partidos Políticos transfere muito poder às direções partidárias, e a situação do PSL é uma oportunidade para discutir uma reforma política.

“Para que possa trazer um aumento de participação mais rápida das mulheres e dos negros e que, de fato, a gente possa construir uma lei que democratize as instâncias partidárias” completou.

Agência Câmara de Notícias.

Leia também: Após pressão, Maia defende votação presencial para escolha da mesa diretora da Câmara.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: