fbpx

Maia quer votação remota para mesa diretora da Câmara



O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse em entrevista a CNN Brasil, que poderá permitir que a votação para a escolha da Mesa Diretora, marcada para 1º de fevereiro, possa acontecer de forma remota.

Segundo o deputado, o sistema de votação da Câmara garante o voto secreto e seguro.

“Eles querem criar dúvida onde não existe”, argumentou.

Maia tem apoiado o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para o comando da Casa.

Rossi lançou oficialmente sua candidatura nesta quarta-feira (06), e conta com o apoio dos partidos Cidadania, DEM, MDB, PCdoB, PDT, PSB, PSDB, PSL, PT, PV e Rede.

O PP, partido do também candidato a presidência da Câmara, deputado Arthur Lira, se pronunciou por meio de nota sobre o assunto.

O texto cita a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que fez com que as eleições municipais fossem de forma presencial em 2020.

“Havendo absoluta coerência com a decisão da Justiça Eleitoral, que determinou votação presencial nas eleições de 2020, o Regimento Interno da Câmara dos Deputados contempla exclusiva votação presencial, sem previsão de eleições remotas”, diz o texto assinado pelo senador Ciro Nogueira, presidente da sigla.

“O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deve respeitar os regulamentos, reconsiderando intenção de promover eleições à distância para escolha de seu sucessor e da nova Mesa Diretora, como sinalizou”, completou.

Já o deputado Arthur Lira questionou em seu perfil no twitter qual seria a intenção de Rodrigo Maia em defender a votação remota:

“Nas eleições,148 milhões de eleitores tiveram a obrigação de ir às urnas e votar em plena pandemia. Agora, o presidente da Câmara @rodrigomaia e seu candidato @baleiarossi querem votar remotamente na eleição p/presidência da Câmara. Qual a verdadeira intenção por trás disso?”, disse.

Apesar da repercussão, Rodrigo Maia ainda não divulgou oficialmente qual será a modalidade da votação.

Assistas aos comentários desta notícia no Boletim da Manhã desta quinta-feira (07):

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: