fbpx

Maioria do STF decide manter decisão que julgou Moro parcial



A Suprema Corte brasileira, nesta quinta-feira (22), formou maioria para manter a decisão da 2ª Turma, que julgou o ex-juiz Moro parcial suspeito para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá.

Os que confirmaram a competência da decisão da 2º Turma do STF para julgar o caso foram os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Os ministros Edson Fachin, relator do processo, e Luís Roberto Barroso votaram pela incompetência da Turma.

Logo após o voto da ministra Rosa Weber, iniciou-se uma discussão entre os ministros Gilmar Mendes e Barroso. Com isso, Luiz Fux, presidente da Corte, decidiu dar fim à sessão.

O retorno do processo ainda não tem data marcada para retornar, pois o ministro Marco Aurélio Mello fez um pedido de vista, que foi aceito pela Supre Corte.

“‘O julgamento não valeu, mas Moro era suspeito, basicamente é isso que o STF está dizendo”, comentou o jornalista Italo Lorenzon durante o Boletim da Noite desta quinta-feira (22). “É mais ou menos o seguinte: você casou, mas o seu casamento era nulo. No entanto, quando você ‘pulou a cerca’, você cometeu adultério.”

“Eles [STF] não estão aptos para tomar decisões, sejam elas quais forem, é incrível isso. Porque se eles estão aptos  a tomar decisões, então esse pessoal teve um surto, com essa decisão de hoje e tantas outras na última década, desde a época da CPI dos Correios”, completou o jornalista Allan dos Santos. 

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: