fbpx

Mais estados decretam o chamado ‘toque de restrição’



Surge uma nova palavra para o que se conhece como “toque de recolher”: O “toque de restrição”. O neologismo foi inventado pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB) para denominar o trancafiamento de pessoas em casa no período das 23h às 5h sem nenhuma comprovação de que isso surta algum efeito em meio à pandemia.

Após o anúncio da medida na última quarta-feira (24) outros governadores brasileiros passaram a aderir ao mesmo “método doriano de combate ao covid-1984” anunciado, mas não adotado por João Doria, que recuou e no decreto não mencionou “toque de restrição”.

Novamente, o governador petista da Bahia, Rui Costa, é destaque em autoritarismo e privação das liberdades dos cidadãos. Ele ampliou ainda mais as restrições e suspendeu ontem (25/2) todas as atividades consideradas por ele “não essenciais” no estado. A medida começa a partir das 17h desta sexta-feira e segue até segunda-feira, dia 1º de março.

Em todos os 417 municípios do estado da Bahia, o comércio tem que fechar a partir das 17h, bares e restaurantes não poderão funcionar depois das 18h e os shoppings devem estar de portas fechadas às 20h. Apenas os serviços de saúde pública e de venda de alimentos, como supermercados funcionarão no período de “restrição”.

Já o governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), conseguiu ser mais rígido que o próprio criador do método anti-covid-1984.

Instantes depois de publicar decreto que previa toque de recolher noturno no Distrito Federal a partir de segunda-feira (1º/3) Ibaneis Rocha resolveu antecipar a decisão. As informações são do Metrópoles.

“A partir desta sexta-feira (26/2), as proibições não serão apenas das 20h às 5h: será um lockdown total. Ou seja, tudo será fechado, exceto serviços essenciais. A determinação valerá a partir da publicação do documento, o que deve ocorrer nas próximas horas”, diz a reportagem.

A mesma ladainha — a cada vez com nome diferente — se estende no Brasil há quase um ano e nunca foi útil para fazer com que os casos se estabilizassem.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: