fbpx

Marco Aurélio ataca Kassio Nunes e defende fechamento de igrejas

Agência Brasil/STF


Após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, declarar que o fechamento das igrejas seria um ato de hipocrisia, o decano da Corte, ministro Marco Aurélio Mello, resolveu atacá-lo em uma entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (06).

De acordo com Marco Aurélio, tornar as igrejas um serviço não essencial “não é hipocrisia, mas realidade”, pois a medida seria necessária para o combate à Covid-19 no país.

Para ele, ao se posicionar contra as medidas autoritárias de restrições, o ministro Nunes Marques estaria se mostrando um “assanhado” e “se sentindo.”

“Vamos rezar em casa (…) O melhor altar é o lar”, disse o decano à CNN.

As medidas de fechamento das igrejas ferem o Art. 5º da Constituição Federal, que trata como “inviolável a liberdade” do “livre exercício dos cultos religiosos.”

Na quarta-feira (07), o Plenário do STF julgará a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 811, e poderá referendar uma decisão de Gilmar Mendes, na segunda-feira (05), que manteve as igrejas do estado de São Paulo fechadas.

Para Mendes, as medidas – impostas desde 2020 – são ‘excepcionais’, e por isso não ferem os direitos constitucionais dos cidadãos.

Nunes Marques, no entanto, já definiu no último sábado (03), ao julgar Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) da Associação Nacional de Juristas Evangélicos contra o decreto vigente no município de João Monlevade (MG), que a proibição do serviço religioso estaria proibida em todo território nacional.

A lógica elementar evidencia que para Marco Aurélio Mello conceder liberdade a “André do Rap”, acusado de chefiar o tráfico de drogas internacional do PCC no porto de Santos, e a outros criminosos, é mais constitucional que garantir o direito dos cidadãos de professarem publicamente a sua fé.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: