fbpx

Matéria-prima chinesa acaba e Butantan suspende envase de vacinas



O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (8) a paralisação do envase de novas doses da CoronaVac, vacina contra o vírus chinês produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

A produção foi suspensa devido à falta do IFA (ingrediente farmacêutico ativo), principal insumo do imunizante. Em nota, o Butantan disse que não interrompeu a produção das doses.

“Todas as doses provenientes do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) recebido da China já foram envasadas. Neste momento, cerca de 2,5 milhões de vacinas encontram-se em processo de inspeção de controle de qualidade – parte integrante do processo produtivo – para serem entregues na semana que vem ao Programa Nacional de Imunizações”, diz o texto.

Ainda de acordo com o Instituto, uma nova remessa de IFA está prevista para chegar na próxima semana e “será possível integralizar todas as 46 milhões de doses referentes ao primeiro contrato com o Ministério da Saúde até o dia 30 de abril”.

Íntegra da nota do Butantan

“O Instituto Butantan esclarece que não interrompeu a produção da vacina contra o novo coronavírus. Todas as doses provenientes do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) recebido da China já foram envasadas.

Neste momento, cerca de 2,5 milhões de vacinas encontram-se em processo de inspeção de controle de qualidade – parte integrante do processo produtivo – para serem entregues na semana que vem ao Programa Nacional de Imunizações.

Desde janeiro o Butantan já entregou 38,2 milhões de doses da vacina ao país. Com uma nova remessa de IFA, prevista para a próxima semana, será possível integralizar todas as 46 milhões de doses referentes ao primeiro contrato com o Ministério da Saúde até o dia 30 de abril”

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: