fbpx

Mayra Pinheiro pede indenização a Omar Aziz

Jefferson Rudy/Agência Senado


 

A secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, entrou na última segunda-feira (26) com uma ação contra o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), por um possível vazamento de dados pessoais da secretária. A ação foi protocolada na Vara Cível do Distrito Federal, e pede ainda a suspeição de Aziz.

A defesa de Mayra Pinheiro argumenta ainda que o senador Aziz abusou de “sua função privilegiada para humilhar, discriminar e aniquilar a reputação” da secretária.

Como reparação ao dano causado, os advogados também pedem o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil, “pela grave ofensa praticada, de inestimável repercussão, contra o conceito e à imagem” da médica.

Os advogados também solicitaram a suspeição do senador Aziz da Comissão, além de proibi-lo de citar o nome da secretária publicamente, em qualquer circunstância, sob pena do pagamento de multa no valor de R$ 100 mil. 

Mayra Pinheiro prestou depoimento à CPI da pandemia em maio deste ano. Depois da oitiva, informações sobre ela, que estavam com a CPI, foram divulgadas na imprensa. Na última segunda-feira (26), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Aziz se manifeste sobre esse vazamento. O senador tem cinco dias para prestar.

O analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Noite de terça-feira (27), ressaltou a gravidade do vazamento de dados coletados pelos líderes da CPI.

“Esses documentos têm proteção de sigilo, então quando ele vaza sem a devida autorização legal para isso, é crime e pode avançar até mesmo em uma ação para responsabilização”, apontou o analista político.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: