fbpx

McConnell: ‘Não há chance de um julgamento justo do impeachment antes da posse’

Tasos Katopodis / Getty Images


O líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, emitiu uma declaração ontem (13) sobre o processo de impeachment do presidente Donald Trump, aprovado pela Câmara dos Deputados.

Segundo McConnell, “dadas as regras, procedimentos e precedentes do Senado que regem os julgamentos de impeachment presidencial, simplesmente não há chance de que um julgamento justo ou sério seja concluído antes do juramento de Joe Biden na próxima semana”.

“O Senado realizou três julgamentos de impeachment presidencial. Eles duraram 83 dias, 37 dias e 21 dias, respectivamente”, disse o senador.

E acrescentou que mesmo se o processo do Senado começasse esta semana e se tivesse andamento, nenhum veredito final seria alcançado até que o Trump deixasse o cargo.

“Esta não é uma decisão que estou tomando, é um fato. O próprio presidente eleito afirmou na semana passada que a sua posse a 20 de Janeiro é o caminho ‘mais rápido’ para qualquer mudança no ocupante da presidência”, diz a nota de McConnell.

“À luz desta realidade, acredito que servirá melhor a nossa nação se o Congresso e o Executivo passarem os próximos sete dias totalmente focados em facilitar uma inauguração segura e uma transferência ordenada de poder para o próximo governo Biden”, finalizou.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: