fbpx

MEC apresenta reformulação de ensino nas universidades federais e reafirma: alunos não pagarão mensalidades



O Ministério da Educação apresentou ontem (16), para 62 reitores de universidades federais, o programa Future-se . O novo programa do MEC tem como objetivo reformular o ensino das universidades federais para aumentar, eficiência e estimular a inovação da educação superior pública no país.

A apresentação foi realizada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub e pelo secretário de educação superior, Arnaldo Lima, na sede do MEC, em Brasília.

De acordo com Weintraub, o programa é uma “ponte para o futuro”. “O Future-se é um programa para dar mais liberdade para as universidades e institutos poderem fazer o trabalho bem feito. Queremos dar um caminho de mudança construído a muitas mãos”, explicou.

Mensalidades

O ministro aproveitou para reforçar que no novo programa não está prevista a cobrança de mensalidades nos cursos, nem a privatização das instituições. Além disso, o ministro Abraham disse que o modelo será moderno, que aproximará o Brasil da Europa, Canadá, Israel, Austrália e EUA e que a adesão das universidades ao “Future-se” será voluntária, nas palavras do ministro, “permitindo separar o joio do trigo…as que quiserem ficar no atual modelo, poderão ficar…”, explicou em sua conta no Twitter.

Mesmo com estas afirmações, manifestantes organizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), protestaram defronte ao MEC durante reunião com os reitores, em oposição à “cobrança de mensalidades”. A manifestação terminou com dois policiais militares feridos, além de viatura da PM e prédio do MEC pichados.

Lançamento

O lançamento oficial do programa será realizado às 9h. O MEC vai realizar a transmissão ao vivo do lançamento pela página da Pasta no Facebook.

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...