fbpx

MEC divulga cartilha de homeschooling



O Ministério da Educação, na última quinta-feira (27), divulgou a Cartilha Educação Domiciliar: um Direito Humano tanto dos pais quanto dos filhos.

Conforme o órgão de Educação, o texto foi criado “com o objetivo de esclarecer o que é a educação domiciliar, apontar dados estatísticos e históricos, contextualizar o tema da regulamentação, além de apontar os propósitos dessa modalidade de ensino”.

O documento aponta ainda casos reais de estudantes de outros países, do ensino fundamental ou médio, que optaram pelo homeschooling.

O órgão de Educação também apontou que “a cartilha traz a informação de que cerca de 35 mil crianças e adolescentes do Brasil já estudam em regime de educação domiciliar”, ressaltando ainda mais a necessidade de regulamentar essa modalidade de ensino.

Atualmente, o homeschooling é reconhecido em 85% dos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como direito das famílias.

Mais de 60 países pelo mundo reconhecem que pais e responsáveis legais por crianças e adolescentes têm o direito de educar seus filhos.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: