fbpx

MEC lança jogo que ensina crianças a ler

MEC lança Graphogame que ajuda crianças a aprender a ler


Nesta sexta-feira (27/11), o Ministério da Educação lançou o aplicativo GraphoGame. O objetivo não só de ajudar estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprenderem a ler, mas de auxiliar o acompanhamento do processo de aquisição de habilidades de literatura por pais e professores.

O jogo, que independe de internet para funcionar e não tem anúncios, apresenta as primeiras letras, sílabas e palavras por meio de sons e instruções em português.

Segundo o site do Programa Nacional de Alfabetização, o aplicativo foi baseado em estudos de cientistas finlandeses e de outros países. Foi adaptado para o português do Brasil pelo Instituto do Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O Programa Nacional de Alfabetização foi instituído pelo decreto Nº 9.765, de 11 de abril de 2019 e propõe “a promoção da alfabetização baseada em evidências científicas, com a finalidade de melhorar a qualidade no território nacional e de combater o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional”.

 

Sobre o Colunista

Bruna Medeiros Uaqui

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • O MEC deveria lançar escolas equipadas com métodos e professores capazes de ensinar crianças a ler. É um método baseado nos estudos de cientistas alemães, franceses, finlandeses, britânicos, americanos, russos e japoneses, entre outros, e aplicado com sucesso durante séculos. No Brasil foi descartado em favor de uma aventura ideológica liderada pelo comunista Paulo Freire.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: