fbpx

MEC vai investigar fraudes no FIES



O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira (12) que está investigando desde novembro de 2020, possíveis irregularidades no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O ministro Milton Ribeiro esclareceu que após ter apurado suspeitas de fraudes, foi solicitada imediatamente a abertura de investigação pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF).

“A transparência e lisura na utilização de recursos públicos são premissas do Governo Federal, tornando a medida, que investiga ações dessa natureza, um dever e uma resposta ao cidadão brasileiro”, disse.

A informação foi divulgada depois que uma matéria expôs a investigação, que corre em segredo de Justiça.

“Em razão dessa comunicação, a CGU deu início à investigação sobre o assunto, que se encontra em andamento, com o devido sigilo, necessário à condução adequada dos trabalhos”, disse o MEC em um comunicado.

A investigação apura o suposto repasse de recursos para faculdades que não poderiam participar do programa em função de dívidas tributárias.

“O Novo Fies é primordial para o futuro do país e de nossos estudantes. Seus pilares são a ampliação do acesso ao ensino superior, uma maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo”, concluiu o ministro Ribeiro em uma nota publicada em seu perfil no Twitter.

Agência Brasil.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: