fbpx

Mercado surf



 

Parece estranho, mas as turbulências do mercado permitem a muito poucos surfar. A maioria é levada por emoções e humores próprios das expectativas de curto prazo. Surfar na volatilidade é uma rara especialidade e muitos espertos só sofrem quedas e, não raro, afogamentos.

O mote agora é o de estabelecer pisos para o Ibovespa, 114 ou 113 mil pontos. Entretanto, muitas empresas que compõem o índice, apesar de boas performances empresariais, são punidas por agentes externos especulativos institucionais e governamentais.

Especificamente no plano das commodities minerais, não se pode desprezar a ação da China em causar deliberadamente incertezas em função de disseminar constantes notícias de redução de sua atividade industrial. Porém, como pode ser observado, essa medida de redução é meramente estratégica. Os efeitos são, por exemplo, que as ações da Vale (VALE3) recuam, neste instante, 2,81%.

Internamente, assistimos os nobres deputados federais prestarem um desserviço fenomenal ao país ao tentar colocar a Petrobras sob tutela do Parlamento e sugerirem aberturas de investigação. As consequências exibem, no momento, que as ações da Petrobras PETR3 apresentam queda de 0,74% e a PETR4 é derrubada em 1,17%.

No Brasil, a irresponsabilidade pública não tem limite, definitivamente. É a única coisa que pode subir sem viés de baixa.

Sobre o Colunista

Carlos Dias

Analista político. Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Escritor, Jornalista e Filósofo independente. Membro Honorário da Academia Brasileira de Filosofia. Membro do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos - CEBRES.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: