fbpx

Ministério da Saúde envia carta ao embaixador chinês para negociar vacinas

Vacina, licitação, medida provisória, bolsonaro


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, enviou no último dia 8 uma carta ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, com o pedido de intermediação de compra de vacinas produzida pelo laboratório chinês Sinopharm.

De acordo com o documento obtido pela equipe Terça Livre, em sua carta o secretário afirmou que a “nova variante do coronavírus, conhecida como P1” atingiu o Brasil e vem se “mostrando infecciosa e capaz de evoluir em quadro clínico grave com rapidez” e que a principal a ação de combate será a intensificação da vacinação.

Para isso, o Ministério tem buscado estabelecer relações de compra de imunizantes com outros países.

“A campanha nacional de imunização, contudo, corre risco de ser interrompida por falta de doses, dada a escassez da oferta internacional. Por conta disso, o Ministério da Saúde vem buscando estabelecer contato com novos fornecedores, em especial a Sinopharm, cuja vacina é de comprovada eficácia contra a Covid-19”, diz um trecho da carta.

“Nesse contexto, muito agradeceria os bons ofícios de Vossa Excelência para averiguar a possibilidade de a Sinopharm fornecer 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV, em cronograma e preço a serem acordados, se possível, ainda para o primeiro semestre de 2021”, continuou Elcio Franco.

Foi solicitada à Embaixada da China no Brasil a intermediação para a compra de 30 milhões de doses do imunizante produzido pelo laboratório Sinopharm.

Caso a embaixada colabore com as negociações, as doses da vacina BBIBP-CorV irão se juntar as outras 414 milhões de doses contra a Covid-19 que o Brasil já garantiu.

O montante já foi acordado com os laboratórios Covax Facility, AstraZeneca/Oxford (Fiocruz), Instituto Butantan e Precisa Medicamentos/Bharat Biotech.

LEIA A CARTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NA ÍNTEGRA.

O TERÇA LIVRE ESTÁ DE VOLTA NO YOUTUBE, SE INSCREVA:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: