fbpx

Ministro-chefe da Secretaria do Governo critica comparação do Brasil com Alemanha de Hitler feita por Celso de Mello

general Luiz Eduardo Ramos Baptista Oliveira


O ministro-chefe da Secretaria do Governo, Luiz Eduardo Ramos, afirmou ontem (1/6) na sua conta de Twitter que “comparar o nosso amado Brasil à ‘Alemanha de Hitler’ nazista é algo, no mínimo, inoportuno e infeliz. A Democracia Brasileira não merece isso“.  A declaração aconteceu após Celso de Mello, mais antigo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), comparar a situação política atual do Brasil à da Alemanha nazista. A comparação consta em uma mensagem enviada a alguns destinatários próximos neste domingo (31/5).

É preciso resistir à destruição da ordem democrática, para evitar o que ocorreu na República de Weimar, quando Hitler, após eleito por voto popular (…) não hesitou em romper e em nulificar a progressista, democrática e inovadora Constituição de Weimar”, diz a mensagem de Celso de Mello.

Leia a seguir a íntegra da mensagem de Celso de Mello:

“Guardadas as devidas proporções, O “ovo da serpente”, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) , parece estar prestes a eclodir no Brasil! É preciso resistir à destruição da ordem democrática, para evitar o que ocorreu na República de Weimar quando Hitler, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente Paul von Hindenburg , em 30/01/1933 , como chanceler (Primeiro Ministro) da Alemanha (“REICHSKANZLER”), não hesitou em romper e em nulificar a progressista, democrática e inovadora constituição de Weimer, de 11/08/1919 , impondo ao País um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição , em março de 1933 , da lei (nazista) de concessão de plenos poderes (ou lei habilitante) que lhe permitiu legislar sem a intervenção do Parlamento germânico!!!! “Intervenção militar”, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, nada mais significa, na novilíngua bolsonarista, senão a instauração, no Brasil,  de uma desprezível e abjeta ditadura militar!”

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: