fbpx
milton ribeiro - ministro da educação

Ministro da Educação diz que ‘passou vergonha’ em reunião do G20 sobre volta às aulas



 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nessa quinta-feira (8) que passou vergonha durante uma reunião do G20 ao dizer que Brasil ainda não voltou às aulas. O ministro também declarou esperar que as atividades voltem ainda esse ano. A expectativa é de que a portaria com o protocolo de retorno às aulas seja publicada no início da semana que vem.

“Depois que voltei do encontro com ministros da educação da Itália, eu passei vergonha na reunião do G20… O Brasil é o único país com 450 dias de escolas fechadas. A África do Sul voltou no ano passado. A maior parte dos países do G20 voltaram com as aulas”, afirmou Ribeiro.

Para discutir sobre o tema de retorno às escolas, Milton Ribeiro se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Após o encontro, foi divulgado que medidas de segurança serão adotados em conjunto entre os ministérios para estabelecer o retorno dos alunos às salas de aula.

Milton Ribeiro disse ainda que o país “chegou ao limite” e ressaltou que a perda é acadêmica, emocional e pode ser até mesmo nutricional para muitas crianças. Na avaliação do chefe do MEC, alguns estados e algumas redes estão politizando a educação, tratando as crianças como “peça de manobra política”.

O analista político Italo Lorenzon, durante o Boletim da Manhã de sexta-feira (9), também lamentou o atraso do Brasil para o retorno às escolas. Segundo Lorenzon, governadores e prefeitos que fecharam as escolas alegando “defender a vida”, fizeram, na verdade, justamente o contrário ao privar da educação as crianças e adolescentes.

“Quando falamos, por exemplo, que precisamos defender vidas e empregos, porque emprego também é vida, nós precisamos defender as vidas, mas também temos que garantir acesso à educação das crianças, porque isso também faz parte da defesa da vida e não há razões para acreditar que voltar às aulas será prejudicial”, disse o analítico político.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: