fbpx

Missão brasileira irá buscar 2 milhões de doses de vacina na Índia



Uma ação coordenada pelo Ministério da Saúde irá nesta sexta-feira (14) até a Índia.

A missão trará para o Brasil dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo consórcio da farmacêutica britânica AstraZeneca e da Universidade de Oxford.

O lote foi fabricado pelo laboratório indiano Serum, com sede na Índia.

A missão deve retornar ao Brasil no sábado (16). A chegada está prevista para acontecer no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, os documentos de importação já estão prontos. O procedimento compreenderá apenas a chegada ao país e o carregamento das doses. A carga está estimada em 15 toneladas.

A distribuição da vacina, contudo, só poderá ocorrer após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em caráter emergencial.

O pedido para o uso da vacina foi enviado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no último dia 08 de janeiro. A FioCruz conduz os estudos da vacina no Brasil.

A Anvisa informou que a reunião para tomada da decisão sobre a concessão ou não da autorização em caráter emergencial está prevista para este domingo (17). A agência também decidirá sobre a solicitação feita pelo Instituto Butantan para a vacina Coronavac.

Caso a Anvisa dê a autorização, a previsão do Ministério da Saúde é que em até cinco dias as vacinas sejam distribuídas aos estados.

Para além das duas milhões de doses da vacina da AstraZeneca, o governo informou que estariam disponíveis também, caso a Anvisa permita, mais seis milhões de doses da vacina chinesa, a CoronaVac.

Na segunda-feira (11), em visita a Manaus, o ministro Eduardo Pazuello chegou a dizer que o programa de vacinação do Brasil será “o maior do mundo.”

“O nosso programa de vacinação para a Covid-19 será o maior do mundo. Porque o povo brasileiro já está adaptado e quer receber a vacina. A prioridade é o Brasil todo”, ressaltou.

Até o momento não houve um protocolo oficial sobre a obrigatoriedade ou não da vacinação no país.

Agência Brasil.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: