fbpx

Mourão diz que não teme retaliação dos EUA se Brasil escolher Huawei para o 5G

Mourão 4


Mais uma vez, Hamilton Mourão aparece demonstrando seu afeto e preferência por tecnologias que vêm do Partido Comunista Chinês (PCCh).

De acordo com o vice-presidente (que parece ignorar os diversos países que estão “fugindo” da China na implantação do 5G), o Brasil não teme retaliação dos Estados Unidos se escolher uma empresa chinesa na disputa pela conexão 5G no Brasil.

A França já informou que pretende banir 5G da Huawei a partir de 2028. O Reino Unido  anunciou no começo do mês de julho que baniu a empresa do país.

As operadoras de telecomunicações estão impedidas de comprar novos equipamentos da empresa e têm até 2027 para remover a tecnologia já existente.

Em entrevista à Jovem Pan, o general Hamilton Mourão disse que não pode impedir a presença de nenhuma concorrente no leilão do 5G.

Segundo ele, mais de um terço das empresas de comunicação que operam o 4G no país têm equipamentos da Huawei e seriam prejudicadas por um eventual banimento da empresa.

Empresas como a Ericsson e Nokia, apoiadas pelo governo Trump, devem participar contra a Huawei na disputa pela operação do 5G no Brasil.

Os Estados Unidos fizeram mais de 16 acusações feitas contra a empresa chinesa. As denúncias vão de fraude bancária a roubo de segredos industriais, mas a principal delas é a de que a companhia seria utilizada pelo governo chinês como ferramenta de espionagem.

Não custa lembrar que a relação de Mourão com a Huawei já está sendo construída desde o início do ano.

Em 20 de março, o Terça Livre noticiou que a empresa reuniu-se com quadros do Executivo brasileiro, entre eles, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o vice-presidente, General Hamilton Mourão. Relembre.

O assunto foi comentado no Boletim da Manhã desta terça-feira (4): 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...