fbpx

MP-DF investiga atos de censura do Facebook



Nessa segunda-feira (14/12), a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) abriu um inquérito para investigar possíveis atos de censura da empresa Facebook. O inquérito do MP-DF visa assegurar o direito à informação.

Durante a investigação, foi identificado possíveis atos de restrição do direito à liberdade de expressão e supressão do direito à ampla informação dos consumidores.

A investigação iniciou-se a partir de um bloqueio e suspensão da conta de uma médica brasileira, devido a uma publicação na rede social. A postagem era a reprodução de vídeo do virologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Davis Ferreira, onde afirmava que determinado medicamento seria eficaz como antiviral de amplo espectro, inclusive contra a Covid-19.

A Prodecon analisará se os termos de uso da plataforma permitem ao consumidor saber com antecedência quais são os critérios que levam ao bloqueio, à remoção e à suspensão de conteúdos e contas.

Segundo o Facebook, a publicação da médica vai contra os padrões da comunidade, que não permitem “informações falsas” sobre o coronavírus.

A Prodecon entende que o Facebook não pode afirmar, sem análise, que o conteúdo do vídeo é falso, pois se trata da opinião de um profissional sério e de aparente credibilidade científica.

“É preciso que os atos de bloqueio, remoção e suspensão de contas nas redes sociais sejam devidamente fundamentados, para permitir a ampla defesa e assegurar aos consumidores um controle maior de suas publicações”, disse o promotor de Justiça Paulo Roberto Binicheski.

Para dar oportunidade à população de contribuir na investigação, o Prodecon criou a conta de e-mail [email protected], através da qual aceita contribuições.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: