fbpx

MP pede ao TCU que afaste Bolsonaro das funções dos ministérios da Saúde, Economia e Casa Civil



O subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Rocha Furtado, pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU), nesta sexta-feira (19), que afaste o presidente da República, Jair Bolsonaro, das funções administrativas e hierárquicas do Ministério da Saúde, da Economia e da Casa Civil.

Nesses casos, sem prazo para ser julgado no TCU, é designado um relator, que pode decidir unilateralmente ou submeter o pedido ao plenário do tribunal.

O subprocurador-geral disse ainda querer que o Tribunal reconheça “a legitimidade, a competência administrativa e a autoridade” do vice-presidente Hamilton Mourão. Segundo Furtado, Mourão teria autoridade para nomear responsáveis pelos ministérios.

No documento, Lucas Furtado pede ao TCU para “determinar cautelarmente o afastamento do presidente da República das funções e competências administrativas e hierárquicas relacionadas ao comando dos Ministérios da Saúde, da Fazenda, da Casa Civil”.

Comentando o ocorrido durante o Boletim da Noite de sexta-feira (19), o jornalista Allan dos Santos acredita que o subprocurador-geral não irá conseguir nada com esse pedido, mas “vai deixar ali a sementinha para poder criar um ambiente favorável para a derrubada do presidente Bolsonaro.”

“A esquerda é mestre em ficar atribuindo palavras, esvaziando seu significado real”, disse Allan. “Atribuindo palavras ao seu oponente como se ele fosse um tribunal: ‘golpista’, ‘nazista’, ‘genocida’. Com o tempo, a palavra, sem o seu sentido real, começa a ser associada àquela pessoa com o sentido real. […] A esquerda começa com um insulto e depois o insulto começa a virar crime”, declarou o jornalista.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: