fbpx

MPF denuncia presidente da Alesc, Julio Garcia, e mais cinco pessoas por lavagem de dinheiro

Julio Garcia


O Ministério Público Federal (MPF) de Santa Catarina denunciou à Justiça Federal seis pessoas por lavagem de dinheiro na Operação Alcatraz. Uma delas é o atual presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia (PSD), ex-conselheiro do Tribunal de Contas do estado. O documento, que corre em segredo de Justiça, foi protocolado segunda-feira (14/9).

Além do presidente da Alesc, entre os denunciados estão familiares dele e um empresário que atuaria como operador financeiro, segundo divulgou o MPF.

Em nota, a defesa de Garcia afirmou que a denúncia do MPF é especulativa e baseada em suposições.

O MPF denunciou as seis pessoas à Justiça por lavagem de dinheiro. “Por ocultarem a origem, disposição, movimentação e propriedade de recursos oriundos de propinas recebidas em licitações e contratações fraudadas e de bens adquiridos com esses valores”, informou o MPF.

O valor a ser reparado pelo pedido do MPF é de R$ 2,3 milhões, segundo apurado pela investigação. Entre os bens adquiridos que a denúncia aponta estão apartamentos, terreno e 103 vagas de garagem em prédio comercial. O MPF aponta ainda uma “conta corrente” entre Garcia e o operador financeiro onde seria controlada a entrada de propina.

Ainda de acordo com a denúncia, Julio Garcia usava sua influência para indicações e obter vantagens nos processos licitatórios.

O MPF diz ainda que os recursos de lavagem de dinheiro são de licitações e contratações fraudadas, algumas super faturadas, realizadas até 2018.

A Operação Alcatraz foi deflagrada em maio de 2019 para investigar fraudes em licitações, desvio de dinheiro e superfaturamento de contratos de prestação de serviço de mão de obra terceirizada e do ramo de tecnologia firmados com órgãos do governo do estado.

Com informações, G1

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...