A porta-voz do governo de Joe Biden, Jen Psaki, declarou nesta quarta-feira (20) que os Estados Unidos traçaram planos de contato com vários aliados internacionais nos próximos dias e que o Brasil não será uma prioridade.
A declaração foi dada durante a primeira entrevista coletiva da porta-voz na Casa Branca.
“Não há data para conversas com o Brasil”, disse Psaki a uma jornalista da Globo News.
Apesar de não ter o Brasil como aliado, o governo Biden, porém, quer tentar usar políticas de intervenção ambiental na Amazônia.
Jen Psaki disse que a agenda ambiental será uma das prioridades do governo de Biden.
“Teremos mais o que falar sobre o Brasil nos próximos meses”, declarou.
Durante o primeiro debate entre os candidatos à presidência dos EUA, em setembro de 2020, Biden citou algumas propostas para Amazônia e sugeriu “consequências econômicas” caso o “desmatamento” continue.
Bolsonaro chegou a responder a declaração na época, dizendo que apenas a diplomacia não é suficiente para solucionar problemas e que seu governo estava trabalhando para uma melhora efetiva.
Ontem, o presidente Jair Bolsonaro cumprimentou Joe Biden por assumir o cargo e também enviou uma carta ao novo presidente norte-americano.
Cumprimento Joe Biden como 46º Presidente dos EUA. A relação 🇧🇷 e 🇺🇸 é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 20, 2021
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 20, 2021
Comente