fbpx

Nomeada por Biden recebeu para palestrar em instituto acusado de espionagem, diz Ted Cruz



O senador republicano dos Estados Unidos, Ted Cruz, publicou nesta quarta-feira (27) em seu perfil no Twitter uma acusação contra a nova embaixadora do país na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield.

“O Partido Comunista Chinês está usando o Instituto Confúcio para propaganda e espionagem. O Congresso aprovou legislação bipartidária, de minha autoria, fechando dezenas delas”, afirmou Ted Cruz em uma publicação no Twitter.

“Por que a embaixadora da ONU, nomeada por Biden, foi paga para dar uma palestra no Instituto Confúcio elogiando a China?”, questionou o senador.

A diplomata, porém, assegurou, durante audiência com o Comitê de Relações Exteriores do Senado, que vai trabalhar com os aliados dos Estados Unidos para fazer frente ao que chamou de “agenda autoritária da China”.

“Sabemos que a China está trabalhando em todo o sistema da ONU para impulsionar uma agenda autoritária que se opõe aos valores fundamentais da instituição – os valores americanos”, disse Linda Thomas-Greenfield, ao se comprometer a restaurar a liderança americana na ONU.

No entanto, declarou que a Administração Trump enfraqueceu as alianças internacionais.

Um jornal norte-americano afirmou que Thomas-Greenfield já foi questionada por diversos senadores em reuniões privadas sobre um discurso que fez em 2019 sobre “As Relações China-EUA-África” ​​em uma comemoração do quinto aniversário do Instituto Confúcio da Savannah State University.

Outras fontes do Senado disseram que o discurso foi “muito otimista e suave em relação às políticas e intenções da China na África, em um momento em que o governo dos EUA estava tentando lançar luz sobre os muitos abusos da China naquele país.”

A agora embaixadora dos EUA na ONU trabalhou de 2013 a 2017 como subsecretária de Estado para Assuntos Africanos, mas foi demitida pelo ex-presidente Donald Trump juntamente com vários outros profissionais de carreira.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: