fbpx

O que é o CPAC?

reagan cpac


A Conferência de Ação Política Conservadora (Conservative Political Action Conference), conhecida como CPAC é o maior evento político americano.

Organizada por conservadores da União Conservadora Americana (American Conservative Union – ACU), a conferência anual acontece na cidade de Washington, D. C., nos Estados Unidos e reúne aproximadamente 10 mil participantes.

É um encontro das personalidades mais importantes do movimento conservador e suas correntes de ativismo como pró-vida e armamentistas, entre outros, compreendendo desde militância de base até cargos eleitos nos poderes Legislativo e Executivo, passando por dirigentes de organizações e expoentes dos meios de comunicação, como analistas políticos e influenciadores digitais.

Nos EUA, há na CPAC uma votação formal para selecionar o personagem que mais representa o movimento conservador naquele ano e o escolhido geralmente tem grandes chances de se tornar o próximo candidato republicano à presidência da República.

A conferência também entrega prêmios como Ronald Reagan Award, Jeane Kirkpatrick Academic Freedom Award, Defender of Constituition Award, Charlton Heston Courage Under Fire Award e o muito disputado Blogger of the Year Award.

Hoje, o CPAC é considerado o maior e mais influente encontro de conservadores do mundo. Lançado em 1974, o evento reúne centenas de organizações conservadoras, milhares de ativistas, milhões de telespectadores e os melhores e mais brilhantes líderes da direita do mundo.

Em 1974 a American Conservative Union e a Young Americans for Freendom fundaram a conferência como um pequeno e despretensioso encontro de ativistas conservadores dedicados à causa. O discurso inaugural foi feito por ninguém menos que Ronald Reagan. Parafraseando John Winthrop, Reagan classificou o evento como “uma cidade brilhante sobre uma colina” (a shining city upon a hill).

Entre os anos de 1974 a 1976, o indicado na CPAC como possível candidato republicano à disputa da presidência foi Gerald Ford. Ronald Reagan venceria o pleito da conferência entre 1977 e 1980. Em 1981, Reagan foi eleito 40º presidente dos Estados Unidos.

No intervalo que compreende os anos de 2013 a 2020, o candidato indicado pela CPAC foi Donald Trump. Em 2016, Trump assumiu como 45º presidente americano.

Antes, George Bush pai e filho, também foram indicações da Conferência.

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: