fbpx

OEA pede urgência ao Congresso boliviano na realização de eleições



Em um comunicado divulgado hoje (11), a Organização dos Estados Americanos (OEA) pediu urgência aos legisladores da Bolívia para que nomeiem novas autoridades para renovar o Tribunal Supremo Eleitoral e garantir novas eleições.

Com a renúncia de Evo Morales, que ainda precisa ser acatada pelo Congresso para que seja validada, e a saída de Álvaro García Linera, vice-presidente do país, de Víctor Borda, presidente da Câmara dos Deputados, e de Adriana Salvatierra, presidente do Senado, a Bolívia está sem um governante.

Preocupada com a crise política e institucional e com a gravidade e a violência das manifestações no país, a OEA emitiu documento em que afirma rejeitar qualquer saída inconstitucional à situação.

“A Secretaria-Geral solicita que a Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia se reúna com urgência para garantir o funcionamento institucional e designar novas autoridades eleitorais que garantam um novo processo eleitoral. Da mesma forma, é importante que a Justiça continue investigando as responsabilidades existentes em relação à prática de crimes relacionados ao processo eleitoral realizado em 20 de outubro, até as últimas consequências”, afirmou, em nota, a OEA.

Com informações, Agência Brasil

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

8 Comentários

Clique aqui para comentar

  • A Dilma, o cachaceiro e outros expoentes da esquerda dizem que houve golpe. Verdade ? Quem deu este golpe ? Quem esta reivindicando o poder? Me deem nomes? Não Tem ? Então partidos !! Qual o partido que bate no peito e diz que desmontou o Evo Morales ? Não tem também?
    Esta claro que a Bolívia implodiu. Caiu de podre sobre si mesma, e o povo , das mais variadas orientações e correntes saiu às ruas quando parecia que ia ter mais 4 anos de Evo Morales. O povão não é besta. Conversa entre si. E ninguém votou no Evo Morales, mas ele ganhou a eleição. O povão falou : chega !!!
    O resumo da ópera é que o Evo Morales foi a arrumadeira que manteve aquele país girando, mas sem futuro, sem planos do que fazer com o povo, sua educação, sua cultura, uma politica para suas inúmeras riquezas minerais, e bolivianos que queriam ganhar algo mais trabalhando, vinham costurar roupas em São Paulo. Isto é futuro para um boliviano ?
    O que vai acontecer agora ?
    Pode até o Evo Morales voltar ao poder, mas será uma ditadura esquerdista, pois a América Latina já tem Cuba e Venezuela, e os participantes do foro de São Paulo, querem muitas mais.
    Afinal o que os bolivianos querem ? Simples: futuro.

  • @Sergio Moldura , eu me lembro de que a DilmANTA e Cia, após o Impeachment, queriam levar “aos 4 ventos” que foi “vítima de golpe”, principalmente na Imprensa Internacional. Entretanto, ela não contava que há jornalistas e jornais que não pensam como ela e/ou, no mínimo, a questionam. É o que aconteceu na rede Al Jazeera do Catar, Oriente médio e mundo árabe. Ela se F3RR0U lá e parou de dar entrevistas às redes internacionais. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=LmED_8mGmnA

  • A Direita é engraçada, quando as manifestações são contra um governo de esquerda, são democráticas, quando é contra um governo de Direita é baderna. Foi golpe sim, porque não respeitou a decisão das urnas. O governo do Chile também deveria renunciar para acabar com a revolta das ruas. Mas ao contrário, manda a polícia pra cima da população.

  • Graças a Deus e ao povo boliviano! Tem que ter novas eleições o mais rápido possível. E o povo boliviano colocará no poder uma pessoa de direita que realmente os representa!!! Ninguém merece viver em uma NarcoDitadura Comunista!

  • A esquerdalha é mesmo uma pura nojeira não aceita nem um tipo de derrota e vem falar que um levante popular que derruba um presidente de esquerda nojento é golpe kkkkkkkk vcs são mesmo uma pura piada.

  • Porque eles não teem esta mesma pressa com a Venezuela ??
    Maduro esta a meses escorado nos russos e cubanos.

    E não vi a oea dar um pio.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: