fbpx

Oficial da polícia de NY é acusado de espionar imigrantes tibetanos para a China



Um oficial da polícia de New York é acusado de espionar imigrantes tibetanos para a China, Conforme noticiou o site Brazilian Times.

O homem foi acusado de ser um espião da inteligência do governo chinês, que concordou em espionar apoiadores norte-americanos do movimento pela independência do Tibete.

Ainda segundo o site, Baimadajie Angwang, um imigrante do Tibete, naturalizado norte-americano, trabalhou desde 2018 como agente da República Popular da China em seu esforço para reprimir o movimento, de acordo com uma denúncia criminal apresentada no tribunal federal do Brooklyn.

Ele trabalhou secretamente para manipuladores não identificados do consulado chinês em NY.

Apesar de não haver evidência de que Angwang comprometeu a segurança nacional ou as operações do Departamento de Polícia da cidade (NYPD), ainda assim, ele foi considerado uma ameaça interna, de acordo com William Sweeney, chefe do escritório do FBI em NY, através de um comunicado.

Além de ser um oficial do NYPD, Angwang é um sargento da reserva do exército dos EUA que recebeu autorização de segurança do Departamento de Defesa, de acordo com documentos judiciais que o acusam de mentir durante uma verificação de antecedentes que lhe deu esse status.

“Conforme alegado nesta queixa federal, Baimadajie Angwang violou todos os juramentos que fez neste país. Um para os Estados Unidos, outro para o Exército dos EUA e um terceiro para este departamento de polícia”, disse o comissário do NYPD, Dermot Shea.

O trabalho de Angwang como espião para a China era localizar fontes potenciais de inteligência e identificar ameaças potenciais que residem na área metropolitana de NY e são ameaças à China, dizem os documentos do tribunal.

Angwang, 33 anos, foi detido sem direito a fiança após uma audiência realizada nesta segunda-feira, dia 21.

Com informações: Brazilian Times

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...