fbpx

OMS recua e diz que governos devem pensar em quem precisa garantir o pão de cada dia



Em entrevista coletiva da Organização Mundial de Saúde (OMS), o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os lockdowns (ou quarentenas) podem comprar tempo, mas devem levar em conta que cada país é diferente.

A fala de Ghebreyesus é encarada como um “recuo” da OMS em relação ao isolamento de pessoas saudáveis durante a pandemia do vírus chinês, que impacta diretamente na economia e no sustento de famílias.

“Se estamos fechando ou limitando o movimento, precisamos pensar nelas [as pessoas]. O impacto na economia tem a ver com vários fatores, mas precisamos saber o que isso significa para o indivíduo que precisa sair para sobreviver. Venho de uma família pobre e sei o que significa se preocupar com o que comer amanhã”.

Ainda de acordo com o diretor da OMS, os governos têm de levar em conta a população que precisa trabalhar para garantir seu pão diário.

O afrouxamento das medidas de isolamento já vem sido defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, que recebe inúmeras críticas. Em diversos estados, está proibida, sob pena de multa, a abertura do comércio. As pessoas foram privadas do direito de garantirem seu próprio sustento.

“Se fecharmos ou limitarmos as movimentações, o que acontecerá com essas pessoas que têm que trabalhar todos os dias e têm que garantir seu pão de cada dia todos os dias?”, questiona Tedros. “Cada país, baseado em sua situação, deveria responder a esta questão”, acrescentou.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

25 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Será que o brasileiro vai criticar ele também, será que amanhã todos os jornais nacionais vão colocar como principal assunto.

  • Sem contar que o percentual de aumento de infectados no Brasil vem caindo a cada dia nos últimos dias… Mas a imprensa não pública isso

  • Na minha opinião só reforça a tese que os Governos têm que pensar nas pessoas e estabelecer estratégias para que o isolamento seja mantido sem sacrificar o povo mais pobre que precisamos isadora trabalhar, ou seja, liberem logo o dinheiro que é do povo.

  • #intervencaoja #bolsonarotemrazao #globolixo #esquerdanuncamais #impeachmentdodoria #obrasilnaopodeparar #folhaUOLlixos #culpadodoria #bolsonaro2022

  • Se a pessoa fica em casa ociosa, não trabalha e não tem comida, óbvio que ela enfraquece, perde resistência; aí, sim, é um prato feito para se contrair doenças e aumentar a lotação de enfermos nos hospitais, contrariando a meta de redução de contaminações. Melhor seria a pessoa adotar rígidas regras de higiene e cuidados, com fiscalização dos governos, e continuar a trabalhar.
    Com maestria, pode-se conciliar a segurança da saúde com o trabalho.

  • E agora, será que nossos super governadores vão continuar seguindo as orientações da OMS, ou vão dizer que não e bem assim não foi isso que ele quis dizer. Mas no fim a gente vai saber de fato quem está do lado do povo…

  • Chamam o presidente de irresponsável por defender o isolamento vertical. Que adjetivo devemos dar aos que defendem o isolamento total que irá causar mais mortes devido ao empobrecimento da população socialmente mais vulnerável?

  • Não queremos doença nenhuma mas também temos contas a pagar, é complicado ainda mais num num país onde vários aí invés de ajudar só complica mais a situação, com inflação lá no alto etc… Eu particularmente estou muito preocupado, moro de aluguel, dependo do meu trabalho para sobreviver aqui no Brasil.

  • Prezado Bernardo, o Doritos, o Whiskzel, governadores e prefeitos que criaram as muralhas residenciais com certeza estão preocupados com seu investimento em suas candidaturas para as proximas eleições. A saúde da população é a menor de suas preocupações, mas sim ao caos, é a velha tática do “Quanto pior, melhor,”.

  • Cadê o resto onde ele fala que o isolamento é única opção pra derrotar o vírus, e reforça o pedido para que os governantes apoiem o isolamento ????
    Kkk querem
    Pegar trechos pra defender o jm

  • É notório que este jornal e esta matéria são parciais, ou seja, estão totalmente a favor do Presidente. Primeiro porque defendem o fim do isolamento, segundo porque usaram o termo “vírus chinês*, reforçando uma conduta de xenofobia que vem sendo evitada pela mídia global. Vocês se entregaram! Deveriam ter vergonha de usar a OMS para manipular a opinião do povo!

  • Que o povo vá a porta de seus governantes levar as contas e exigir o valor de suas compras do mês. Interessante como eles são bons pra cobrar iptu.. sabe as medidas exatas da sua casa. Porque não mandam uma cesta básica pra cada casa como o carnê do iptu?

  • a OMS nao recua, com amateria sugere.

    Tedros, não falou em trabalho. Mas na garantia de renda *durante a quarentena* e nao fora dela.

    Quero pensar que sua interpretacao nao foi ideologica.

  • Vai falar isto para os que decretaram esta quarentena. Ninguém está preocupado com o povo! Se fosse verdade, não haveria tanta roubalheira, armação e descaso com a Nação, o que vem ocorrendo há séculos no Brasil. O desejo principal deles é armar prá cima do Presidente Bolsonaro, mas não tem coragem de sair de suas tocas e encará-lo pois como covardes que são, sabem que o bicho pega! Cagões!

  • A matéria está equivocada, não há “recuo” algum da direção da OMS. Ou melhor, um pedaço isolado e fora do contexto do pronunciamento do diretor geral da OMS é que está motivando essa impressão equivocada que aparece na matéria (ele se referia especificamente a comunidades em extrema miséria, como no interior da África). Mas a OMS, para dirimir as dúvidas, acaba de divulgar nova nota reafirmando a necessidade geral do isolamento social horizontal, não vertical apenas. Primeiro vidas, depois empregos, depois finanças, essa é a ordem humanitária e do bom senso.

  • Absurdo !!!
    A OMS reagiu ao pronunciamento de Bolsonaro e desmentiu que seja contra medidas de isolamento.
    Texto fora de seu contexto é pretexto !
    Sejam justos e coerentes com sua obrigação de informar corretamente a população. A OMS nunca defendeu fim do isolamento.

  • Imbecis analfabetos funcionais! O que a OMS diz é que os GOVERNOS precisam garantir o sustento de quem tem que buscar o pão de cada dia! Não é mandar a população vulnerável caçar seu prejuízo.

  • E a imprensa esquerdista disse que o Presidente Bolsonaro distorceu o que Tedros Adhanon falou.

  • O campartilhei a notícia que a OMS diz que governos devem pensar em quem deve garantir o pão e recebi um aviso no meu face que se tratava de notícia falsa. Como pode isso?

  • Fui publicar a notícia no Facebook e aparece um mensagem de que ela é falsa. Cliquei no botão ‘ver o porquê’ e não aparece nada.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: