fbpx

“Onde estão os resultados de todos os 9 mil voluntários da Coronavac?”, questiona diretor do INAD

João Dória, vacina, vachina, coronavac, brasil, china, lewandowski, pazuello, Instituto Butantan,


O diretor do Instituto Nacional de Advocacia, Pierre Lourenço, questionou na manhã desta sexta-feira (8), a apresentação dos resultados dos 9 mil voluntários da Coronavac, vacina chinesa contra o Covid-19.

Em texto postado no perfil dele no Facebook, Lourenço argumenta que conforme a afirmação do governo de São Paulo, 78% das pessoas que tomaram o imunizante chinês ficaram protegidas contra a enfermidade, enquanto para os 22% restantes não houve sucesso, sendo que este número final corresponderia a 170 pessoas e portanto, os cálculos conduzem a um total de 800 cidadãos para o total de 100% e não 9.000, conforme informado pela gestão paulista.

Segundo ele, caso este cálculo se confirme, o governo de São Paulo teria ignorado o resultado de 8.200 testes.

Por que o governo de São Paulo, o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac ignoraram o resultado dos testes dos demais 8.200 voluntários da vacina chinesa?“, indaga o diretor do INAD.

Confira

Onde estão os resultados de todos os 9 mil voluntários da Coronavac?

Como sabemos, a Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac com o Instituto Butantan, foi testada em 9 mil voluntários brasileiros, fato esse anunciado desde meados de 2020.

Ontem, por ocasião da divulgação da eficácia da vacina chinesa, o governo de São Paulo informou que 78% das pessoas que tomaram a Coronavac ficaram protegidas contra a Covid-19, tendo outras 170 pessoas (22%) sido contaminados com a gripe chinesa (Link 01).

Ocorre que, se 170 voluntários da Coronavac foram contaminados com a Covid-19 e se este número corresponde a 22% de ineficácia da vacina, isso importa em dizer que foi utilizado o resultado de apenas 800 pessoas para a amostragem de eficácia, ignorando o governo de São Paulo o resultado dos demais 8.200 (oito mil e duzentos) voluntários da Coronavac.

Então, por que o governo de São Paulo, o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac ignoraram o resultado dos testes dos demais 8.200 voluntários da vacina chinesa?

Qual foi o resultado obtido nesses testes que foram supostamente descartados?

Qual seria o resultado real de eficácia da vacina chinesa se fosse computado os testes de todos os 9.000 (nove mil) voluntários?

por Pierre Lourenço.

Link 01. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55262727

https://www.facebook.com/DRPIERRELOURENCO/posts/1836379309854236

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: