fbpx

ONU alerta sobre queda na percepção dos riscos da maconha



 

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou no último dia 24 de junho o Relatório Mundial sobre Drogas de 2021. No documento, a entidade alerta, dentre outras coisas, sobre a queda na percepção dos riscos da maconha.

Segundo o relatório da ONU, houve uma queda de até 40% na percepção de riscos quanto ao uso da maconha por parte de jovens pelo mundo inteiro nos últimos anos.

As informações coletadas apontam ainda que a diminuição da percepção quanto aos perigos da utilização da droga ocorre enquanto evidências de que o uso da maconha está associado a uma série de prejuízos à saúde.

O relatório também apontou que a fórmula da utilização da maconha ficou até quatro vezes mais forte em algumas partes do mundo, ampliando o potencial de riscos da droga aos usuários.

O analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Manhã de quarta-feira (14), ressaltou a gravidade de liberar o uso da maconha, sobretudo no Brasil, por meio do PL 399.

Segundo Carlos Dias, esse PL tenta passar a ilusão de que a ampliação do uso da droga no Brasil vai trazer benefícios para o campo medicinal, o que é uma falácia.

“Aquilo que o canabidiol permite em termos de regulação para a utilização na medicina já está estabelecido pelas normas de uso da Anvisa. Então, aquela questão medicinal de se utilizar com relação a convulsões, isso já está regulado. Não precisa de nenhuma legislação específica sobre isso. O que está acontecendo no Brasil é exatamente a tentativa de ampliação”, explicou o analista político.

“Esse PL 399 vai buscar, na verdade, a produção e industrialização de maconha aqui no Brasil, legalizando o seu uso ‘recreativo’. Como chamar isso de recreativo se a pessoa vai para uma cadeia de destruição pessoal, como o aumento no índice de suicídio?”, apontou Carlos Dias.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: