fbpx

Opositor de Putin, Alexei Navalny tem saúde debilitada na prisão, diz advogada



A advogada Olga Mikhailova, que defende Alexei Navalny, o principal opositor do ditador russo Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (25) que a saúde de seu cliente está se deteriorando na prisão.

“Para mim, seu estado de saúde é, claro, extremamente problemático”, afirmou Olga em entrevista à televisão russa. “Todos tememos por sua vida e por sua saúde”, acrescentou.

A advogada informou que seu cliente está sofrendo com dores lombares agudas, que afetam sua capacidade de andar. Olga informou ainda que sua condição está sendo agravada por uma possível “tortura por privação de sono”.

Olga reconhece que Alexei Navalny não está sendo tratado adequadamente e que uma “estratégia deliberada está em andamento para prejudicar sua saúde”.

“Ele está em péssimo estado de saúde, com fortes dores nas costas e na perna direita. Ele praticamente não a sente”, lamentou a advogada.

Diante de possíveis maus tratos para com Navalny, a advogada pediu às autoridades russas uma autorização para um médico de fora da instituição atender o seu cliente, porém teve o seu pedido negado.

Segundo a Agência de Notícias Russas TASS, o Serviço Penitenciário Federal Russo (FSIN) informou que Navalny já fez exames e possui “condição geral boa e saúde estável”. O relato de Alexei Navalny, porém, é diferente.

Em seus relatos, Navalny disse que sua condição de saúde estava piorando e que “uma forte dor se espalhou para a perna direita, que perdeu a sensibilidade da panturrilha para baixo”.

No entanto, o governo russo rejeitou o apelo. “Não responderemos a este apelo”, disse o porta-voz Dmitry Peskov, em uma teleconferência com jornalistas. “Agora, quando este cidadão é um condenado e prisioneiro de uma colônia, o destinatário de tais recursos é o Serviço Penitenciário Federal”, afirmou.

Conforme o Terça Livre noticiou, há pouco mais de duas semanas, Alexei Navalny foi levado pelas autoridades de segurança da Rússia para um “campo de prisioneiros” fora da capital do país, Moscou.

Atualmente, Alexei Navalny é o principal opositor do governo autoritário de Vladimir Putin. Após quase morrer por envenenamento, quando voltou para a sua pátria foi imediatamente preso e condenado por suposta “violações da liberdade condicional”. Navalny entrou com recurso, porém foi considerado ainda culpado pelo crime de calúnia.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: