fbpx

Opositor de Putin que foi envenenado é preso em aeroporto de Moscou



Neste último domingo (17), a polícia da Rússia deteve um importante opositor de Vladimir Putin, Alexei Navalny, na chegada a um aeroporto de Moscou. A prisão foi efetuada depois que Navalny voou da Alemanha para a Rússia pela primeira vez desde que foi envenenado no verão passado.

Navalny foi envenenado em agosto de 2020 e afirmou que o presidente russo estava por trás de seu envenenamento. O governo da Rússia negou envolvimento e disse que não encontrou nenhuma evidência de que Navalny tenha sido envenenado. Na Alemanha, testes confirmaram o envenenamento.

Depois que Navalny disse na semana passada que planejava voltar para casa, o serviço penitenciário de Moscou (FSIN) disse que faria de tudo para prendê-lo assim que ele voltasse, acusando-o de violar os termos de uma pena suspensa por peculato, um caso de 2014 que ele diz ter sido inventado.

Segundo a Reuters, o político da oposição de 44 anos riu e brincou com jornalistas em seu avião, dizendo que não tinha medo e não acreditava que seria preso.

No caso, ele foi rapidamente detido quando mostrou seu passaporte aos guardas de fronteira antes de entrar formalmente na Rússia, disseram testemunhas da Reuters. Sua esposa, Yulia, sua porta-voz e seu advogado foram autorizados a entrar na Rússia.

Lituânia, Letônia e Estônia, membros da União Européia, pediram a “imposição de medidas restritivas” contra a Rússia após a prisão de Navalny.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, condenou a ação. “Profundamente preocupado com a decisão da Rússia de prender Aleksey Navalny”, disse ele em um comunicado no Twitter. “Os líderes políticos confiantes não temem vozes concorrentes, nem veem a necessidade de cometer violência ou deter injustamente oponentes políticos.”

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: